Carregando...

Trabalho Híbrido: o novo modelo de trabalho que vem ganhando força

A COVID-19 proporcionou ao mundo, e ao Brasil, alguns desafios que fazem repensar o escritório e como precisamos estar prontos à esta nova realidade. O processo de digitalização e flexibilização dos locais de trabalho vinha como uma tendência que crescia ritmada, porém, restrita a alguns nichos, como o setor de tecnologia.

A pandemia que se espalhou pelo mundo em 2020 nos trouxe uma crise sanitária sem precedentes na história mundial recente, impactando a vida de todos, inclusive na manutenção da atividade econômica, iniciando a uma corrida pela flexibilização, levando os trabalhadores ao home office sem que houvesse um planejamento adequado.

Algumas empresas tomaram a decisão de permanecer assim mesmo após a superação da pandemia, que desejamos não ser tão distante. Porém, é difícil imaginar empresas sem um ambiente institucional onde o funcionário poderá trabalhar, fazer reuniões, receber clientes, fornecedores e demais interessados.

A vantagem disso será a redução do custo de manutenção destes locais, como aluguéis, mobiliário, limpeza, gastos com água, energia elétrica e comunicação. A tendência é ter um modelo híbrido, no qual o trabalhador pode ficar em casa ou ir ao escritório conforme sua demanda, mantendo o contato com colegas, equipes e com o sistema que ele estava mais acostumado.

É necessário planejar o retorno ao escritório, quando possível, e adoção do modelo híbrido da melhor forma. O LIZARD Workplace é uma solução que auxilia esta volta de forma planejada, prática, intuitiva, econômica e, principalmente, segura para os trabalhadores.

Mesmo antes da pandemia, as empresas adotantes deste modelo tiveram considerável redução de custos com bens imóveis e posições de trabalho, pois permite a diminuição de mesas e visa a flexibilidade para o funcionário trabalhar em casa e ir ao escritório quando necessário.

O LIZARD Workplace

Para empresas que buscam esta flexibilização, a solução LIZARD Workplace permite que seja limitada a quantidade de reservas de mesa feitas por cada funcionário, criando uma taxa de ocupação que melhore a circulação de pessoas sem afetar a qualidade, mantendo o distanciamento entre posições de trabalho.

Caso haja a identificação de uma pessoa contaminada, por exemplo, com o LIZARD é possível saber quando e onde este funcionário recentemente, avisar as pessoas que tiveram contato ou próximas e acompanhar cada caso com maior controle.

Pode-se criar, também, um formulário diário a ser preenchido pelo funcionário no momento do check-in da mesa, e caso haja a declaração de sintomas, o RH pode intervir e monitorar para que não se permita contaminação no ambiente de trabalho.

Uma Solução para agora e depois

Para além do retorno ao escritório pós pandemia, o LIZARD é uma ferramenta de gestão de espaço de trabalho, que organiza posições fixas, rotativas e departamentais e surgiu como uma solução para organizar fluxo de usuários do escritório, mantendo o ambiente harmônico, evitando algum desconforto na busca de um local para realizar suas tarefas diárias.

A pandemia só reforçou a necessidade de melhorar essa organização, por questões sanitárias, do ambiente de trabalho. Mas, após vencermos o vírus, ela continuará sendo útil para otimizar o uso do escritório, o controle de gastos da manutenção do local de trabalho e através de informação sobre a utilização e quais são as demandas mais importantes, sua empresa terá como agir para reduzir gastos desnecessários e investir em outras frentes importantes.

Clique aqui e conheça a ferramenta que vai lhe ajudar a organizar melhor o trabalho no seu escritório.

Salas de reunião ou mesas de trabalho? O que você deseja gerenciar?