Carregando...

Posição Rotativas de Trabalho

Tendência em quase todos os segmentos do mercado de trabalho, a mobilidade corporativa transforma não apenas as relações, como também a estrutura organizacional no interior das empresas. Exemplo disso, são as posições rotativas de trabalho e as exigências para sua implementação eficaz.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que na cultura empresarial de hoje, cada vez mais vemos profissionais multitarefas desempenhando diferentes funções ao mesmo tempo. Isso requer uma estrutura que proporcione a circulação e a eficiência na rotina de trabalho, uma vez que estruturas fixas já não atendem a esse tipo de profissional.

Por isso, investir em ambientes moldáveis que se adaptem às novas dinâmicas corporativas é uma estratégia de negócios fundamental para garantir a mobilidade e valorização do trabalho dos colaboradores, além do aproveitamento total do espaço nos escritórios.

Se você está buscando soluções para o dia a dia corporativo que garantam o bom desempenho de suas equipes e investimentos mais inteligentes, este post é destinado a você. Confira, a seguir, as vantagens e dicas sobre gestão de espaços e como administrar posições rotativas de trabalho no interior de sua empresa.

Vantagens

Escritórios dinâmicos apresentam importantes vantagens competitivas, tais como:

  • Horizontalidade na execução de tarefas e compartilhamento de ideias: pessoas de diferentes departamentos e em diferentes níveis hierárquicos trabalham próximas umas das outras, favorecendo trocas de conhecimento mais fluidas entre si;
  • Comunicação integrada: as equipes se comunicam mais rapidamente, o que representa um aumento significativo na produtividade do negócio;
  • Trabalho híbrido: modelo dinâmico no qual o trabalhador pode escolher se quer ir ao escritório ou trabalhar de casa, se planejando para encontros semanais, reduzindo custos com transporte, alimentação e podendo fazer horários alternativos;
  • Espaços criativos geram equipes mais satisfeitas, engajamento e produtividade.

Uma vez esclarecidas as vantagens, chegou a hora de demonstrar formas práticas de administrar as posições de trabalho rotativas no universo corporativo:

Tenha em mente o desenho do Fluxo de Trabalho de sua empresa

É fundamental que os gestores entendam claramente o ritmo e o fluxo de trabalho de suas equipes, para então pensar em projetos e soluções que facilitem o dia a dia corporativo. Para isso, uma boa saída é consultar os colaboradores sobre sugestões de reorganização do espaço.

Crie ambientes de trabalho ágil

Agile Work Environments (Ambientes de Trabalho Ágil) é um conceito amplamente utilizado em empresas inovadoras, que procuram se adaptar às novas tendências do mercado.

Trata-se de criar espaços de trabalho abertos, flexíveis e colaborativos, que ofereçam variedade de ambientes no interior da empresa, destinados à execução de diferentes projetos.

Exemplo disso são as quite rooms, salas isoladas e silenciosas, reservadas para equipes e projetos específicos. Em contrapartida, salas de convivência permitem que os colaboradores compartilhem momentos de descontração e coffee-break.

Aproveitamento do espaço

Projetar e organizar o escritório com estações de trabalho preparadas para cabeamentos embutidos, por exemplo, é uma ótima pedida para facilitar a circulação. Tais estruturas facilitam também o remanejamento do layout, quando necessário.

Criar ambientes abertos e genéricos para receber todo o tipo de equipe, também facilita em uma administração melhor do ambiente de trabalho.

Outra forma de flexibilizar e aproveitar melhor é fornecer notebooks para a equipe em vez de computadores tipo PC que dificultam o deslocamento entre locais de trabalho.

Armazene seus dados em nuvem e implemente softwares de gestão de posições rotativas

O armazenamento na nuvem (Cloud Computing) garante a acessibilidade das informações e deixa os colaboradores livres para acessar redes e dados da empresa de qualquer dispositivo ou área comum da corporação, estimulando a mobilidade do trabalho.

Para organizar melhor como sua equipe utiliza os espaços no escritório, um software de gestão de posições rotativas deve ser considerado, haja vista que cuidar de mesas em planilhas e e-mails pode gerar trabalho redobrado para departamentos de facilities, RH e TI, além de gastar um tempo precioso dos funcionários que poderia ser usado para atingir os objetivos do seu negócio.

Uma das soluções mais completas do mercado é o LIZARD Workplace, em seu módulo de gestão de mesas, você pode gerenciar posições de trabalho, sejam fixas ou rotativas, além de poder segmentar espaços por departamento, por exemplo.

Indo além de um simples software de mesas de trabalho, o LIZARD Workplace oferece uma gama de opções que permitem criar regras de negócio, adicionar recursos às posições como estacionamento, armário, refeitório, funcionalidades de cada posição (telefone, fax, impressora, etc.) fazendo com que seu time se auto gerencie em uma plataforma online, baseada em nuvem, que pode ser acessada por computadores, smartphones e hardwares exclusivos disponíveis para sua empresa.

Outra funcionalidade importantíssima para saber se a ferramenta está sendo bem utilizada, o módulo de análise de dados permite saber qual a taxa de ocupação de mesas, quais os horários mais utilizados e o quanto cada posição está custando para sua empresa, podendo fazer a ampliação ou redução de espaço, gerando uma economia em imóveis, mobiliário e custos como energia, internet e limpeza.

Quer saber como podemos gerar um impacto bastante positivo em economia e produtividade?

Entre em contato com nossa equipe.

Salas de reunião ou mesas de trabalho? O que você deseja gerenciar?