Carregando...

Gestão financeira de uso de espaço. Por que isso faz a diferença

A gestão adequada de espaços, como salas de reuniões, por exemplo, é uma prática ainda pouco comum, no cenário organizacional e simples, porém, que pode ajudar a empresa não só a reduzir custos, mas também a se tornar mais eficiente e produtiva.

Em outras palavras, a gestão inteligente de espaços faz uma enorme diferença na vida financeira e nas operações de uma organização. Para saber mais, continue a leitura!

Os espaços e os custos diretos e indiretos

Espaços, como salas de reuniões, geram custos para mantê-los. Podemos dividir os custos de espaços em diretos e indiretos.

Com relação aos custos diretos, podemos destacar como exemplos: o valor do metro quadrado, gastos com energia, ar-condicionado e mobília (mesa, cadeira, televisor, computadores etc.).

No que diz respeito aos custos indiretos, podemos citar: o tempo em que um profissional passa procurando uma sala de reunião, tempo que poderia utilizar para fazer algo mais produtivo para empresa, aumentando os seus lucros; salas de reuniões agendadas, mas que nos dias das reuniões as pessoas não aparecem, tirando assim a oportunidade de a empresa realizar reuniões com fornecedores e clientes, com o objetivo de, por exemplo, minimizar o valor do frete de produtos (fornecedores) ou realizar uma venda (clientes).

Como se vê, a gestão de espaços é fundamental para uma empresa que preza pela organização dos seus ambientes e redução de custos. Mais do que isso, na verdade, para a marca que deseja causar uma boa impressão para os seus clientes e parceiros de negócios.

Quais vantagens a gestão dos espaços pode oferecer a uma empresa?

Além das vantagens que destacamos, como redução de custos e maior organização em relação aos espaços, a gestão dos espaços de sua empresa pode garantir outras:

• Conhecimento, com relação aos custos que uma sala de reunião gera, algo que é, em geral, os gestores não têm conhecimento ou não dão a devida importância.

• Com um sistema de gestão de espaços, reduz-se o tempo de procura de uma sala de reunião, o que pode garantir maior número de reuniões e de aproveitamento de oportunidades de negócios.

• É possível também, criar regras de uso das salas de reuniões, por exemplo, liberar sala para 8 pessoas se, realmente, a reunião contar com um número superior a 6 ou 7 pessoas. É muito comum ocorrer reuniões de 3 ou 4 pessoas em salas que são destinadas para mais pessoas, o que tira a oportunidade de realização de encontros compatíveis com a estrutura da sala.

• Possibilidade de redução da quantidade de salas considerando a real necessidade da empresa.

• Realização de agendamento de reuniões de forma fácil e rápida, com base em dados sólidos, extraídos a partir de uma observação analítica.

Direta e indiretamente, uma boa gestão dos espaços, a partir de tecnologias inteligentes traz um impacto positivo para o orçamento, como a redução de custos. Isso pode, no final das contas, fazer a marca investir mais em melhorias, de modo a se destacar no mercado.

Percebeu que a sua empresa não dá a devida atenção à gestão dos espaços e por isso tem perdido oportunidades de negócios e gastado mais do que deveria do orçamento para mantê-los? Então, visite nosso site e fale com um de nossos especialistas!

Salas de reunião ou mesas de trabalho? O que você deseja gerenciar?